Maior nação de população muçulmana nomeia cristão evangélico como chefe de polícia

Maior nação de população muçulmana nomeia cristão evangélico como chefe de polícia

  • Post author:
  • Post category:Notícias
Compartilhar

Um cristão evangélico foi nomeado como novo Comissário-Geral da Polícia indonésia, a maior nação muçulmana, marcando a primeira vez em quase 50 anos que um membro da minoria religiosa ocupou tal posição.

 

De acordo com a UCA News, o Comissário-Geral Listyo Sigit Prabowo, 52 anos, foi empossado em 27 de janeiro como chefe da polícia. Toma o lugar do General Idham Azis, que se reformou a 1 de fevereiro. Protestante, é o primeiro cristão a ocupar o cargo em 50 anos e o terceiro desde que a Indonésia declarou a independência em agosto de 1945.

 

Os grupos islamistas fizeram oposição, mas Listyo foi o único candidato aprovado por unanimidade pelo Conselho Representativo do Povo, a câmara baixa do parlamento da Indonésia.

 

Foi descrito como um “aliado próximo” do Presidente indonésio, Joko Widodo. O cristão escolhido disse que, no seu novo papel, tentaria “promover a diversidade” e intensificar os esforços para abordar questões como a intolerância e o radicalismo.

 

Listyo também prometeu apoiar a liberdade religiosa e trabalhar “para criar uma polícia fiável e transparente, para ser o protetor de todos os cidadãos da nação”.

“As várias experiências da nação e do Estado até agora serão certamente lições valiosas para todos nós no esforço para continuar a reforma policial”, disse, de acordo com o Foco Evangélico.

O novo chefe da polícia disse ainda que “continuará a realizar os esforços na aplicação da lei para lidar com a pandemia COVID-19 e garantir a segurança pública”.

A nomeação surge depois de Muhyiddin Junaidi, uma figura proeminente no Conselho Ulema da Indonésia, o principal órgão clerical islâmico do país, ter dito que o novo chefe da polícia deveria ser muçulmano.

“Embora a Indonésia seja um país laico, não seria apropriado se o líder da polícia tivesse uma origem não muçulmana. Era natural que os líderes de qualquer país tivessem a mesma religião que a maioria da população”, disse.

 

Motivos de Oração

  • Ore por Listyo Sigit Prabowo, para que desempenhe bem a sua função e para que seja um instrumento nas mãos de Deus para testemunho do Seu amor.

  • Ore para que outros países de maioria islâmica siga o exemplo da Indonésia e dê oportunidades de liderança para cristãos.

  • Ore para que através dos testemunhos dos cristãos, muitos venham a fé em Cristo.

 

Fonte: VDM, Foco Evangélico, GospelPrime