NIGÉRIA: As meninas de Chibok cantavam hinos para os seus captores

NIGÉRIA: As meninas de Chibok cantavam hinos para os seus captores

  • Post author:
  • Post category:Notícias
Compartilhar

Recentemente, a BBC News conversou com Naomi Adamu, uma das 270 raparigas da Escola Secundária do Governo de Chibok que foi raptada pelo Boko Haram em abril de 2014.

 

Naomi tinha 24 anos na altura do seu rapto e detalhou as dificuldades que enfrentou ao longo de três anos no cativeiro do Boko Haram: “Foi um momento muito difícil para nós na Sambisa, não havia comida, nem água. Até tivemos de usar terra para nos limparmos quando estávamos nos nossos períodos.”

 

Naomi estava entre as mais velhas das raparigas raptadas e recordou a pressão que os militantes lhe colocaram para se casar com um guerrilheiro ou converter-se ao Islão, na esperança de que as raparigas mais novas seguissem a sua liderança.

 

“Sempre que eu recusava, era brutalmente espancada e ameaçada de morte.”

 

“Os militantes mantiveram algumas das alunas mais teimosas separadas das outras, privando as raparigas mais fracas de comida para as forçar a casar, então, Naomi e as suas amigas contrabandeavam-lhes comida.” Escreveu Mayeni Jones, da BBC News: “Cantaram hinos na frente dos seus guardas, discretamente no início, e depois com mais ousadia. A maioria das estudantes raptadas eram cristãs. Escreveram os seus versos e orações favoritos da Bíblia nos seus diários.”

 
 

Ela mostra um dos diários, um livro de textos forrado com uma capa desfiada. Nela está uma carta para o seu pai, escrita pouco antes do Natal do ano em que foram raptados.

 

“Meu querido e adorável pai, sinto muito a tua falta neste momento.

 

“Pai, quero ver-te, estou tão preocupada contigo, com a mãe e com o resto das pessoas em casa.

 

“Não pensei que isto podia acontecer comigo, nenhuma de nós que o Boko Haram raptou percebeu isso. Pela Graça de Deus pai, sinto muito a sua falta.

 

“Quero que me ajudes em oração todo o tempo, para que eu possa derrotar o diabo sempre que ele vier atormentar-me. Então, pai, gostaria de parar aqui.

 

“Tenho tantas saudades tuas. Adeus, tenha um bom dia.

 

“A sua adorável filha, Naomi Adamu. Desejo-lhe um feliz Natal.

 

Naomi foi libertada em 2017, hoje ela está casada e à espera do seu primeiro filho. A notícia dos recentes raptos escolares inicia uma profunda preocupação: “Não consegui dormir durante toda a noite quando soube dos raptos de Zamfara porque não queria que passassem pelo que passámos. Continuo com medo sempre que ouço tiros – mesmo que sejam militares.”

 

Motivos de Oração:

  • Por favor, continuem a orar pelos sobreviventes dos raptos, que o Senhor cure os seus traumas e lhes dê paz para além do entendimento.

  • Ore pelo regresso seguro de todos os que foram raptados, para que o Senhor conforte os pais e as famílias em luto, e por proteção das escolas contra ataques violentos.

  • Por favor, orem também pelos autores destes ataques, que lhes seja concedido um verdadeiro arrependimento e aceitem Jesus como seu Salvador.

Fonte: VDM, BBC, International Christian Concern