• A Voz dos Mártires

Cristão é libertado no Vietname, após 16 anos de prisão


A perseguição religiosa aos cristãos que vivem no Vietname está a atingir grandes proporções, semelhante ao que é encontrado em outras nações cujo regime é comunista, tais como a China e a Coreia do Norte. Esta foi a realidade vivida por Y Ngun Khul, que foi solto recentemente depois de ter cumprido 16 anos de prisão por causa da sua fé em Cristo. Ele foi condenado em 2004 a 18 anos de prisão, dos quais cumpriu 16.


Enquanto esteve preso Y Ngun Khul enfrentou um grande nível de crueldade. “Eu tenho insuficiência renal e pressão alta e tive uma hemorragia gastrointestinal”, disse ele. “Agora eu só posso comer uma tigela de arroz por dia porque tenho problemas de estômago que dificultam a respiração. Meu pé também está inchando, dificultando a minha movimentação”, explicou, segundo informações da organização Barnabas Fund.

Khul pertence ao povo da etnia Montagnards, que durante a Guerra do Vietname lutaram ao lado das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos nas remotas Terras Centrais do país asiático. A República Socialista do Vietname, como é chamado oficialmente o país, até hoje mantém um regime autoritário que controla a atividade religiosa, de expressão e consciência no seu território. A condenação de Khul, por exemplo, foi porque ele organizou um protesto para reivindicar a reabertura duma igreja evangélica que foi fechada pelas autoridades. “Quando esses direitos foram retirados, as pessoas ficaram tristes e, por isso, convidei todos a participarem dos protestos. Como resultado, fui preso e condenado a 18 anos de prisão ”, disse Knul, ao falar para o Serviço Vietnamita da RFA. O caso ocorreu na província de Dak Lak, e apesar de já ter passado 16 anos, o cristão lembra de cada detalhe da injustiça que sofreu por causa da sua fé. Os seus familiares, esposa e filhos, também foram prejudicados. Eles perderam as suas propriedades e hoje vivem numa situação difícil. Ele carrega as marcas da tortura que sofreu na prisão e lamenta não poder fazer um tratamento médico por falta de recursos. “Gostaria de ir a um hospital para tratamento, mas agora não tenho dinheiro”, disse ele. Para saber mais detalhes sobre a vida dos cristãos perseguidos pelo regime autoritário no país asiático, clique aqui.

Motivos de Oração:
  • Ore pelo irmão Y Ngun Khul, para que Deus supra as suas necessidades e forneça a ajuda necessária para ele fazer os tratamentos necessários.

  • Ore também pela sua família, para que Deus supra todas as suas necessidades e eles permaneçam firmes na fé.

  • Ore pelos cristãos do Vietname, para que não sejam intimidados pela perseguição, mas continuem a testemunhar do amor de Cristo à sua nação.


Fonte: VDM, Barnabás Fund, GospelMais

Ao assinar a nossa lista de contatos está a concordar com a nossa Política de Privacidade

© 2017 A Voz dos Mártires. Todos os direitos reservados.