• A Voz dos Mártires

Video mostra lançamento de Balões com Bíblias para a Coreia do Norte


Pr. Foley da Voz dos Mártires a lançar Balões com Bíblias na fronteira da Coreia do Norte | Foto: NK News

Apesar das recentes tensões inter-coreanas, a Voz dos Mártires da Coreia do Sul lançou balões contendo bíblias para a Coreia do Norte a partir de um local adjacente à fronteira ontem à noite (25).


O lançamento, com a participação do NK News, ocorreu em meio aos esforços do governo sul-coreano para reprimir grupos activistas envolvidos em lançamentos de balões transfronteiriços após denúncias de alto perfil realizadas na media estatal norte-coreana.


Quatro balões brancos com gás hélio e um número não especificado de bíblias foram lançados por um único representante da Voz dos Mártires da Coreia (VDMK), com sede em Seul, por volta das 19:50hs (11:50hs em Portugal) a partir ilha fronteiriça de Ganghwa-do.


"Quando esperamos um alto nível de fiscalização, fazemos um pequeno lançamento", disse o pastor Eric Foley, CEO da Voz dos Mártires na Coreia do Sul, que lançou pessoalmente os balões. A VDMK costuma lançar até 80 balões de cada vez.


Devido ao monitoramento intensificado do governo sobre o trabalho da sua organização nos últimos dias, Foley disse que esperava que a sua carrinha alugada fosse perseguida pela polícia ou interrompida ao longo do caminho. Mas as autoridades não fizeram nenhum esforço para impedir que a carrinha chegasse ao ponto de lançamento.


No início do mês a VDMK foi impedida por um bloqueio policial de enviar garrafas contendo bíblias, arroz e vitaminas de um local perto da fronteira.


De qualquer forma, Foley estava pronto para lançar os balões, mesmo que fosse parado: normalmente a VDMK enchem os balões de hélio nos locais de lançamento, mas dessa vez ele os transportou pré-insuflados e prontos para serem lançados.


Os balões continham transmissores GPS para permitir à organização rastrear sua direcção.

Localização aproximada do lançamento do balão | Foto: Google Maps

"Todos os quatro GPS estão rastreando bem, eles estão na Coreia do Norte...", disse um dos colegas de Foley por telefone, de Seul, após o envio.


"Louvo a Deus!" disse o pastor Foley quando ouviu a notícia.


Foley disse que quando os balões atingem uma altitude entre 20.000 a 30.000 pés, a pressão atmosférica os força a estourar. As Bíblias dentro deles cairão no chão, em território norte-coreano.


Foley disse que queria conduzir o lançamento de balões na frente da media devido à "recente criminalização do lançamento de balões" na Coreia do Sul.


"Nós, como ministério cristão, esperamos que as pessoas vejam que o ato tático do lançamento de balões não é perigoso", disse ele. "Lançamos usando hélio não inflamável, usando balões de látex biodegradáveis ​​e rastreamento por GPS."


Foley disse que pode ser preso por este ato. "Estou pronto para ir para a prisão hoje à noite", disse ele no início de sua missão de lançamento. "Tivemos 36 pessoas mortas - homens e mulheres que deram a vida - cujo único crime foi a atividade cristã"


"Portanto, não podemos nos eximir dessas punições"



A Voz dos Mártires da Coreia do Sul somente lança Bíblia nos balões. Nunca imprimimos ou distribuímos folhetos políticos. De fato, lançamos a tradução da Bíblia publicada pelo próprio governo norte-coreano, que afirma repetidamente nas suas declarações públicas que é completamente legal na Coreia do Norte e está de acordo com a liberdade de religião concedida a todos os cidadãos da constituição norte-coreana - segundo as declarações do governo.


Motivos de Oração:
  • Ore para que a Voz dos Mártires continuem a ser capaz de enviar os Balões com Bíblias para a Coreia do Norte.

  • Ore para que as tensões entre os dois governos não imponha restrições a este projeto.

  • Ore para que o Pr. Eric Foley e toda a equipa da VDM da Coreia do Sul não sofra nenhum tipo de retaliação do governo por causa deste lançamento.


Fonte: Voz dos Mártires, com informações da NK News

Foto: NK News

Ao assinar a nossa lista de contatos está a concordar com a nossa Política de Privacidade

© 2017 A Voz dos Mártires. Todos os direitos reservados.